A Estrutura de Governança do Open Insurance é responsável pelo processo de implementação do Sistema de Seguros Abertos, nos termos da Resolução CNSP nº 415, de 20/07/2021 e Circular SUSEP nº 635, de 20/07/2021.

A Estrutura de Governança é composta pelo Conselho Deliberativo, Secretariado e Grupos Técnicos e suas atribuições são estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, o que garante a representatividade das seguradoras participantes e, também, previne eventuais conflitos de interesse.

 

Além disso, a SUSEP acompanha todas as discussões nos Grupos Técnicos e no Conselho Deliberativo, de forma a assegurar que sejam cumpridos os princípios, objetivos e diretrizes estabelecidos na regulamentação.

Escolha uma das opções ao lado para ver
o conteúdo de cada área de governança:

O Conselho Deliberativo é um dos principais órgãos da Estrutura de Governança do Open Insurance no Brasil. É responsável por decidir as questões estratégicas necessárias para a implementação do projeto no País e propor os padrões técnicos à SUSEP.

Além disso, cabe a ele definir as normas internas da Estrutura de Governança, decidir sobre os acordos das sociedades participantes, aprovar orçamentos, dialogar com os reguladores, determinar as diretrizes para o Secretariado e para os Grupos Técnicos e, também, orientar sobre as demais questões que surgirem no decorrer do processo.

Este comitê é composto por 6 representantes com direito a voto: 1 conselheiro independente, que não tem relação direta com as empresas envolvidas na implementação do sistema, 1 conselheiro indicado pelas sociedades iniciadoras de serviço de seguro e 4 conselheiros indicados por sociedades supervisionadas (S1, S2, S3 e S4).

Cada cadeira tem o papel de defender os interesses de suas seguradoras, além de reforçar os benefícios do Open Insurance para a sociedade, principalmente no que diz respeito às vantagens de um mercado de seguros mais competitivo, acessível e inovador.

Cadeiras:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Cadeiras:
  • 1
G1 - Sociedades do segmento 1
Danilo Silveira

Danilo Silveira
Titular

Rodrigo Passadore Costantino

Rodrigo Passadore Costantino
Suplente

  • 2
G2 - Sociedades do segmento 2
João Batista Mendes Angelo

João Batista Mendes Angelo
Titular

Rachel Ferreira Bonel

Rachel Ferreira Bonel
Suplente

  • 3
G3 - Sociedades do segmento 3 e 4
Márcio Coutinho Teixeira

Márcio Coutinho Teixeira
Titular

Leonardo Stivanin

Leonardo Stivanin
Suplente

  • 4
G4 - Sociedades do Sandbox Regulatório
Rodrigo Messias Ventura

Rodrigo Messias Ventura
Titular

Barbara Leme Possignolo

Barbara Leme Possignolo
Suplente