OPIN promove cidadania financeira ampliando o acesso a produtos e serviços de seguro no Brasil
O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, promove a cidadania financeira no país ampliando o acesso dos consumidores a produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. Isso porque OPIN é um ecossistema que operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços dos clientes, mediante seu consentimento, entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) de forma segura, ágil, precisa e conveniente. Faz a abertura e integração de sistemas, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais legislações que tratam do sigilo de operações financeiras, e serviços.
Pioneira no mundo, a implementação do Open Insurance Brasil está na segunda de três fases. A primeira, na qual as empresas compartilharam seus dados abertos, que correspondem aos canais de atendimento e aos produtos e serviços, já foi concluída. Na segunda, que teve início em março de 2023, os consumidores passam a interagir diretamente no ecossistema, tendo a possibilidade de transitar suas informações entre uma empresa em que já possua relacionamento para outra em que ainda não possua relacionamento, considerando um objetivo principal, podem escolher as informações que irão disponibilizar, com quais empresas e por quanto tempo. A terceira e última fase, de efetivação dos serviços, tem início após a conclusão da fase 2.
OPIN é centrado no consumidor, o principal beneficiado com a experiência facilitada e precisa na escolha de ofertas de produtos e serviços de seguro. Tem padrões avançados de tecnologia, soluções modernas via aplicativos e painéis de informação e controle para o cliente. Novas soluções tecnológicas poderão surgir para atender as necessidades dos consumidores como, por exemplo, agregação das informações relativas aos produtos de seguros, de previdência complementar e capitalização. Além de serviços como portabilidade de previdência, cotação e contratação, entre outros, poderão ser feitos de forma mais simples, por meios digitais.
É inovação com segurança e privacidade, além da concorrência saudável que estimula o crescimento do setor. Ganha o consumidor, ganha o mercado de seguros.
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