Open Insurance amplia quadro com conselheiro independente
Open Insurance Brasil – OPIN – é uma inovação no setor de seguros que proporciona aos cidadãos mais acesso e poder de escolha de ofertas personalizadas de seguros a partir do compartilhamento seus dados. Além disso, promove a livre concorrência no mercado de seguros. O Brasil é pioneiro no mundo na implementação do Sistema de Seguros Aberto. Esse processo é responsabilidade do Conselho Deliberativo do OPIN, que recentemente ampliou o seu quadro com a chegada do conselheiro independente Fabio Moser. Moser tem experiência sólida como executivo nas áreas de governança, conformidade e risco, e em funções de gestão de investimentos, de assessoria de reestruturações corporativas e de assessoria financeira.
Ao longo de sua carreira implementou processos em diversas ocasiões para aumentar a transparência das práticas adotadas e garantir respeito aos códigos de conduta estabelecidos, com experiência na criação de estrutura de apoio ao Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva com a institucionalização de processos garantindo o acesso às informações e suporte aos acionistas controladores nas reuniões prévias decorrente dos acordos de acionistas. Atualmente Fabio Moser atua como consultor assessorando empresas em processos de reestruturação financeira e na estruturação de operações para captação de recursos, como fundos imobiliários, securitizações, etc. No setor de seguros, tem familiaridade com segmentos de previdência fechada e de capitalização, tendo atuado vários anos como diretor da Previ e como presidente do conselho deliberativo de vários fundos de pensão do setor de telefonia.
O Conselho Deliberativo é um dos principais órgãos da Estrutura de Governança do OPIN no Brasil, pois decide as questões estratégicas necessárias para a implantação e propõe os padrões técnicos à Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, define as normas internas da Estrutura de Governança (composta também pelo Secretariado e os sete Grupos Técnicos: Tecnologia; Comunicação; Experiência do desenvolvedor/usuário; Políticas, Riscos e Compliance; Jurídico; Escopo de Dados; e Interfaces e Segurança), decide sobre os acordos das sociedades participantes, aprova orçamentos, dialoga com os reguladores, determina as diretrizes para o Secretariado e para os Grupos Técnicos e orienta sobre as demais questões que surgirem no decorrer do processo.
Este comitê é composto por 6 representantes com direito a voto: 1 conselheiro independente, que não tem relação direta com as empresas envolvidas na implementação do sistema (o recém nomeado Fábio Moser), 1 conselheiro indicado pelas sociedades processadoras de ordem do cliente (a definir) e 4 conselheiros indicados por sociedades supervisionadas e 4 suplentes. Conheça os conselheiros:
Danilo Silveira (titular) é diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). É formado em Engenharia Química e pela ISE Business School. Tem 40 anos de experiência profissional na área de seguros, atuando em Seguradoras e experiência no relacionamento com Órgãos Reguladores (SUSEP) e Entidades de Classe do Mercado ( Sindicato e Federação).
Rodrigo Costantino (suplente), diretor de Vida e Previdência da Caixa Seguradora. É formado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Gestão de Negócios. Tem experiência em bancos e grupos seguradores nas áreas de custos, orçamento, processos, tesouraria e mais recentemente, controladoria.
João Batista Angelo (titular), diretor de produtos na Zurich Santander Brasil. Foi presidente da comissäo de produtos de sobrevivência da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), superintendente de produtos Brasilprev e instrutor de previdência da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Fenaseg).
Rachel Ferreira Bonel (suplente), diretora de Gestão de Riscos, Controles Internos, Dados, Privacidade de OPIN e DPO do Grupo Icatu Seguros;
Marcio Coutinho T. de Carvalho (titular), diretor na Capemisa Capitalização. Formada em Ciências Atuariais, cursou Big Data & Analytics na Stanford University Graduate School of Business, e Inteligência Artificial e Data Science na University of Chicago. Tem experiência de mais de 20 anos no mercado de seguros de vida, previdência aberta e capitalização.
Leonardo Stivanin (suplente), C-Level | Head of Strategy, PMO, Corporate Governance and Businesse Development na MetLife. É formado em Administração pela Universidade Presbiteriana Makenzie, pós-graduado em Negócios, Marketing e Gestão pela Fundação Getulio Vargas e cursou em MBA na University of South Carolina.
Rodrigo Ventura (titular), fundador & CEO da 88i Seguradora. É formado em Economia, Sociologia e Letras pela PUC de São Paulo, cursou MBA em Finanças, Administração de Empresas no Ibmec, cursou empreendedorismo, negócios, captação de recursos e fusões e aquisições na Harvard Business School. Tem experiência em desenvolvimento de negócios, startups, vendas consultivas de produtos e serviços, fusões e aquisições.
Bárbara Possignolo (suplente), diretora jurídica e de compliance na Pier Seguradora e diretora presidente da Associação Brasileira de Insurtech. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Fusões e Aquisições e Mercado Bancário pela Fundação Getúlio Vargas. Participou de um intercâmbio na Università degli Studi di Siena e pós-graduada em Direito Bancário, Societário, Financeiro e de Valores Mobiliários no Insper.
Veja também
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani e pelo Diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos Airton Almeida, participou do evento Finance of Tomorrow, realizado de 12 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro. Incluído no rol de eventos paralelos aos encontros e reuniões diplomáticos do G20, o Finance of… Continuar lendo Susep participa do Finance of Tomorrow no Rio de Janeiro