Susep inicia a Fase II da implementação do Open Insurance Brasil

Por Estrutura Inicial Open Insurance Brasil, março de 2023.

O mês de março trouxe um importante marco para o Open Insurance Brasil: no dia 1º começou a ser implementada a Fase II, “Compartilhamento de Dados Pessoais”, na qual é feito o cadastro de clientes e seus representantes e movimentações relacionadas a produtos. O consumidor escolhe os dados que quer compartilhar, com quais seguradoras e por quanto tempo, podendo, inclusive, revogar o consentimento de compartilhamento das suas informações quando quiser. O consentimento do cidadão é
imprescindível. O processo é 100% digital e gratuito, realizado em um ambiente seguro e sob supervisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O cliente tem o controle e está no centro do processo que lhe proporciona acesso a produtos e serviços personalizados, através de uma jornada digital, e estimula uma
concorrência saudável no mercado segurador. Inicialmente prevista de setembro a dezembro de 2022,a implementação da Fase II do Open Insurance – OPIN – teve o fim postergado para julho de 2023.

  • A partir de agora, com estes dados, as companhias terão condição de desenvolver novas ferramentas e oferecer mais soluções aos clientes – explica Thiago Barata, coordenador-geral de Projetos da Susep.

A Fase I, “Open data”, envolveu o mercado participante com a disponibilização de canais de atendimento e produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização disponíveis para comercialização das seguradoras, e está concluída. A previsão inicial era de que o cadastro dos dados públicos das empresas se encerrasse em 30 de junho de 2022.

Por fim, a Fase III, “Efetivação de Serviços”, que tem a contratação, endosso, resgate ou portabilidade, pagamento de sorteio, aviso de sinistro e outros, teve a data limite estipulada pela Susep em 15 de setembro deste ano. Antes, o prazo para implementação era 15 de junho.

Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é um ecossistema que possibilita o compartilhamento dos dados disponibilizados pelos clientes e empresas autorizadas/credenciadas pela Susep. A jornada do cliente é simples, transparente e pode ser realizada em poucos passos, seguindo os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com as informações, as empresas escolhidas podem criar ofertas adequadas às necessidades do consumidor, que compara e escolhe a que preferir. OPIN foi criado em 2020 e o Brasil é pioneiro na sua implementação. Entraria em vigor em 2021, mas teve seus prazos repactuados. Além da inovação em um setor ainda consideravelmente burocrático como o de seguros, há o desafio tecnológico de consolidação do ecossistema de dados e também a integração com os bancos. E entre 2022 e 2023 houve a troca de comando na Susep – em março, foi nomeado o novo superintendente da autarquia, Alessandro Serafin Octaviani Luis.

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