Open Insurance promove livre concorrência no mercado com segurança e privacidade para os dados do consumidor

Por Estrutura Inicial Open Insurance Brasil, dezembro de 2022.

Vivemos na era da digitalização e do compartilhamento de dados. Por isso, preservar a segurança das informações dos clientes é um dos principais objetivos do Open Insurance (OPIN). Esse ecossistema de compartilhamento de dados é uma iniciativa da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que promove a livre concorrência – com mais ofertas de produtos e serviços para o consumidor – entre empresas participantes reguladas ou credenciadas, com altos padrões de governança e de segurança cibernética, e níveis avançados de tecnologia.


Para participar do OPIN, as seguradoras devem cumprir uma série de requisitos que garantam a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas, e estão sob regras específicas para responsabilização da empresa e de seus dirigentes. Precisam, ainda, seguir outras exigências previstas na legislação e regulamentação vigentes para assegurar a proteção e a confiabilidade do processo de compartilhamento.


Centrado no consumidor, OPIN empodera o cidadão, que dita as regras e tem sua experiência facilitada. O cliente tem na palma da mão – pelo celular ou computador – recursos modernos e inovadores, como aplicativos e inteligência de algoritmos que otimizam a entrega de soluções customizadas.


O ecossistema também proporciona cidadania financeira, simplificando o acesso de novos consumidores a produtos e serviços personalizados, o que amplia leque de potenciais clientes e impulsiona o crescimento do mercado segurador. E esse processo de democratização anda de mãos dadas com a privacidade. O cidadão precisa dar o consentimento para o compartilhamento de seus dados, o que só pode ser feito em canais digitais e acessos móveis das seguradoras ou organizações autorizadas pela Susep.


OPIN reforça o conceito de abertura, liberdade e transparência, que já faz parte da nossa realidade em tantos outros segmentos. Praticidade, agilidade, democratização e inovação aliados à privacidade e segurança: os principais benefícios da era digitalização e do compartilhamento de dados.

Veja também