A contratação de seguros por meios digitais cresce no Brasil
A contratação de seguros por meios digitais está crescendo no Brasil. De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, em 2022, foram contratados 55,2 milhões de novos produtos de seguro no país, dos quais 25% correspondem a contas ativas.
Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da penetração da internet e da telefonia móvel no Brasil, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam a contratação de seguros online. O canal com maior crescimento na contratação de seguros por meios digitais foi o mobile banking, com alta de 64% em 2022. Em seguida, vieram os ATMs (22%) e o internet banking (13%). Já a contratação de seguros por meio de agências físicas viu uma diminuição de 14% no número de contratações.
O Open Insurance Brasil, um sistema de compartilhamento de dados e informações entre as empresas do setor de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, pode contribuir para essa tendência. O sistema, lançado pela SUSEP em 2022, ainda está em fase de implementação, mas tem o potencial de revolucionar o setor de seguros no Brasil.
Com o Open Insurance Brasil, os consumidores têm a opção de autorizar o compartilhamento de suas informações entre diferentes empresas do setor, permitindo que as empresas ofereçam produtos e serviços mais personalizados e competitivos, além de aumentar a transparência e a concorrência no setor. Desse modo, os dados apresentados mostram que a contratação de seguros por meios digitais é uma tendência que deve se manter nos próximos anos. Demonstrando que o Open Insurance Brasil pode acelerar esse processo, tornando a experiência do consumidor mais simples, conveniente e conectada.
Confira a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 completa em https://portal.febraban.org.br/pagina/3106/48/pt-br/pesquisa.
Veja também