O que significa Open Insurance?
Open Insurance. Uma nova forma de oferecer seguros no Brasil.
O cenário dos seguros Brasil vem crescendo na procura pelo tema e no volume de negócios fechados, principalmente durante e depois da pandemia. Esta alta no mercado, somada ao momento de digitalização que vivemos, compartilhando nossos dados em troca de benefícios e personalização de serviços, propiciaram o surgimento de um movimento inovador no segmento: o Open Insurance ou Sistema de Seguros Aberto.
Seguindo a mesma lógica de Open Banking/Open Finance, Open Insurance é uma iniciativa da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços, via abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança. Isso significa promover a livre concorrência com mais e melhores ofertas de produtos e serviços para o consumidor.
Até se estabelecer totalmente no Brasil, o Sistema de Seguros Aberto está passando por três fases: Open Data, Compartilhamento de Dados e Serviços. Na primeira fase, Open Data – até o final de junho de 2022 – as seguradoras compartilham os dados dos seus canais de atendimento e dos produtos e serviços que oferecem para tudo ser disponibilizado de uma maneira padronizada ao consumidor.
Na segunda fase, de Compartilhamento de Dados Pessoais, de setembro de 2022 a junho de 2023, é a vez de o consumidor compartilhar seus dados com as seguradoras que escolherem. Assim, com estes dados no sistema, as empresas de seguros poderão entender melhor cada potencial cliente e oferecer propostas ainda mais personalizadas de acordo com o perfil e real necessidade de cada um.
A terceira e última fase, de março de 2023 a setembro de 2023, é a de Serviço de Iniciação de Movimentação, na qual o consumidor que aceitou e autorizou o compartilhamento dos seus dados já poderá ter acesso aos produtos e serviços personalizados das seguradoras que escolheu e, assim, fazer a contratação. É neste instante que o Open Insurance começa a funcionar de fato.
O Open Insurance traz para o mercado de seguros o conceito de abertura, liberdade e transparência, que já faz parte da nossa realidade em tantos segmentos, oferecendo mais ofertas de produtos, personalização, agilidade, inovação e, principalmente, novas e muitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento do setor.
Veja também