OPIN Brasil possibilitará escolhas conscientes de produtos e serviços de seguros

Por Estrutura Inicial Open Insurance Brasil, março de 2023.

O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, possibilitará que os consumidores façam escolhas mais conscientes de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização com o comparativo do que é oferecido por diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), de forma segura, ágil, precisa e conveniente. Com OPIN, será possível desenvolver aplicativos que comparem produtos de diversas seguradoras em um só local, para que o cidadão possa optar, inclusive, utilizar seus dados pessoais para definição de produtos mais adequados ao seu perfil. 

Isso porque Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança. O consumidor está no centro da operação e é o principal beneficiado, pois escolhe os dados que quer compartilhar, com quais empresas participantes e por quanto tempo. Se interessou em aderir? Clique e saiba mais sobre o Sistema de Seguros Aberto do Brasil.

OPIN Brasil promove a cidadania financeira, possibilita a inclusão de novos consumidores com acesso facilitado a produtos e serviços de seguro adequados a cada cliente por preços compatíveis. Incentiva a inovação no setor de seguros, o que aumenta a eficiência dos mercados de seguros privados, de previdência complementar aberta e de capitalização. Além disso, promove a concorrência saudável que beneficia as empresas e o consumidor. 

Um dos principais pontos do OPIN é a segurança que oferece ao consumidor. O compartilhamento de seus dados pessoais ocorre em um ambiente virtual que conta com altos padrões de segurança cibernética e governança, com empresas participantes reguladas ou credenciadas e regras de privacidade e transparência, como determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais legislações que tratam do sigilo de operações financeiras e serviços. Conta com painéis de informação e controle para o consumidor. 

E novas soluções tecnológicas poderão surgir para atender as necessidades dos consumidores como, por exemplo, agregação das informações relativas aos produtos de seguros, de previdência complementar e capitalização. Serviços como portabilidade de previdência, cotação e contratação, entre outros, poderão ser feitos de forma mais simples, por meios digitais.

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