ITC LaTam estreia discutindo expectativas para Open Insurance no Brasil

Por Por Estrutura Inicial Open Insurance Brasil, junho de 2023.

Maior evento do segmento segurador no mundo teve sua primeira edição dedicada ao mercado da América Latina – cibersegurança e benefícios de Opin estiveram no centro das discussões. A primeira edição do tradicional Insure Tech Connection (ITC) dedicada à América Latina, realizada em Miami em abril, promoveu uma série de trocas acerca dos desafios e oportunidades do mercado segurador.

Executivos de destaque explicaram, em suas falas, as particularidades do consumidor do território – como a preocupação com a sustentabilidade – e como corretores podem se beneficiar desse tipo de conhecimento.

Fase 3 do Open Insurance: expectativa de novos negócios
Um dos pontos focais do evento, no entanto, foi a discussão de cibersegurança e das expectativas para o Open Insurance no Brasil. Superintendente de produtos de seguros na B3, Ícaro Demarchi falou da fase 2 de implementação da iniciativa, que compreende o compartilhamento de dados com consentimento do usuário (leia mais aqui sobre todas as fases do Open Insurance). Para ele, porém, a fase 3 representará o grande avanço no fechamento de negócios. “Na minha opinião, apesar de ainda existir uma área cinzenta em relação a ela, será a fase que mais vai gerar negócios”, disse Demarchi. “Na fase 3, vamos ter o processamento das ordens dos clientes, com a possibilidade do open banking se conectar para fazer pagamentos de indenização e prêmios. O cliente também poderá fazer abertura de sinistros via open insurance, cotações de seguros e utilizar algumas oportunidades relacionadas a marketplace”, destacou.

A centralidade do cliente deve ser a tônica da terceira fase, e isso deverá favorecer o surgimento de novos modelos de negócio, explicou Demarchi: “No Brasil, o cliente acaba ficando a cargo do corretor. Temos cerca de 100 mil corretores no país, então teremos um desafio bastante interessante pela frente”. Na terceira fase, destacou o executivo, será possível se habilitar como sociedade processadora de ordem do cliente (SPOC). Com isso, novas SPOCs devem surgir para promover o ambiente e a infraestrutura tecnológica necessárias para os corretores. “A prestação de serviço para o ecossistema via SPOCs vai ser bastante relevante”, acredita.

Cibersegurança: momento de educar o mercado CEO da Latú, Paola Neira destacou o aumento do número de ataques cibernéticos: somente em 2022, foram registrados 146 bilhões de incidentes em todo o mundo. Os produtos de cibersegurança, segundo a especialista, não são suficientemente conhecidos por possíveis contratantes, e seus benefícios devem ser expostos por meio de ações educativas: “É preciso que se faça um processo educativo de conscientização da importância do cyber seguro, entender o que estamos protegendo. Ele é um produto muito dinâmico, que vai se adaptando à necessidade do momento”, explica.

A próxima edição mundial do ITC, programada para ocorrer de 31 de outubro a 2 de novembro em Las Vegas, contará com uma área especial dedicada ao mercado da América Latina. Saiba mais aqui.

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