Open Insurance Brasil já começa a virar realidade.
Primeira fase concluída com sucesso.
Dia 30 de junho de 2022 é uma data histórica para o mercado de seguros do Brasil: encerra-se a Fase 1 (Open Data) do projeto Open Insurance, o primeiro projeto de open sourcing para o mercado segurador no planeta. O projeto conta com o engajamento do próprio mercado segurador e da agência regulatória (SUSEP), que vêm trabalhando juntos para cumprir todas as etapas nos prazos estipulados.
Nesta primeira fase, já foram feitos o cadastramento das APIs de produtos de seguros, canais de atendimento e a implementação de sistemas para suporte do ecossistema (diretório, portais e service desk). A partir de agora, tudo poderá ser disponibilizado de uma maneira padronizada para o consumidor.
A primeira fase, com início em 15 de outubro de 2021, teve três etapas:
1. Foi concluída a elaboração de Manuais Técnicos e de Dados de Seguros compreensivos residenciais, Seguros de Automóveis, Seguros de Pessoas, Previdência Complementar Aberta e Capitalização. Também nesta etapa, houve a implementação dos requisitos para compartilhamento de dados sobre canais de atendimento e comercialização destes produtos.
2. Início em 15 de fevereiro de 2022, foram feitos a Proposta Técnica em relação ao modelo conceitual de interoperabilidade entre Open Banking e Open Insurance e os Manuais Técnicos e de Dados dos Demais Seguros Patrimoniais, Seguro de Responsabilidade Civil e Seguro de Crédito e Financeiros. Neste mesmo período, ainda ocorreu a implementação dos requisitos para compartilhamento de dados e comercialização desses produtos.
3. Por fim, na última etapa desta primeira fase, com início em 15 de abril de 2002, foram feitos os Manuais Técnicos e de Dados relativos a Compartilhamento de dados sobre canais de atendimento relacionados a rede referenciada e serviços prestados pela rede e intermediários, além da comercialização dos demais produtos de seguro. Ademais, foi realizada a Implementação de requisitos para Compartilhamento de dados sobre canais de atendimento relacionados a rede referenciada e serviços prestados pela rede, além de intermediários sobre os demais produtos de seguro disponíveis para comercialização.
O fim desta primeira fase estabelece também o início da segunda: a integração com o consumidor final, a fim de promover o compartilhamento de dados em si. Como próximas entregas, haverá o compartilhamento de dados cadastrais e de movimentações, implementação da plataforma de resolução de disputas e construção da jornada de consentimento do cliente/usuário. Mais alguns grandes passos na construção deste sistema que vai revolucionar o mercado de seguros no Brasil, onde todos (consumidores, seguradoras, corretores) só têm a ganhar. Ou seja, teremos ainda muito mais motivos para celebrar.
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